fev 082010
 

Pessoas queridas, preparei um PASSO A PASSO com muito carinho pra vocês. Tenho recebido muitos e mails com dúvidas sobre a pátina envelhecida, ou pátina provençal. Como ainda não ministro cursos on line, e não disponho de apostilas, resolvi fazer aqui um PAP e espero que possa ajudar quem está longe.

Esta cômoda foi trazida por minha querida cliente Léia, que me achou aqui no bloguito. Ela queria tirar o brilho e deixá-la quase branca, meio envelhecida. Topei !!! Agora, vamos às etapas para toda a transformação e repaginação da peça !!!
1 – Lixar bem, mas muito bem mesmo, para tirar todo o verniz . Quando o móvel é liso fica bem mais fácil, dá para usar lixadeira e tudo, mas aqui , com tantos detalhes, curvinhas, tive que lixar meeesmo, na mão. E com este calor, só parando várias vezes pra tomar uma aguinha…
A lixa usada neste caso foi a 60, para madeira.


Aqui a cômoda está toda lixada e preparada para a pátina.
2 – Pintar de branco, mas deixando um pouco da madeira aparecendo.
Para a pintura, uso uma trincha e esmalte à base de água, que acho mil vezes melhor que o esmalte normal. Este pode ser diluído em água, tem um cheirinho muito bom e é bem mais econômico. Tem gente que usa tinta acrílica, mas eu prefiro o acabamento que fica com o esmalte.


3 – Depois de bem seco, lixe todas as partes da cômoda. O que vale aqui é o resultado que você quer: se prefere o móvel mais branco, lixe bem pouco. Se prefere com mais madeira aparecendo, mais rústico, lixe bem mais.
A lixa usada aqui foi a 80, para madeira.


Depois de lixar tudo, o móvel está prontinho !!!
Se você achar que está muito rústico, pode passar um pouco mais de branco, mas com o pincel quase seco e apenas nas partes que quer clarear.
Não é necessário passar verniz acrílico, pois o esmalte protege bem .


Espero que vocês gostem! Inspirem-se!!!

Beijossssssssssssssssssssss e muita luz
Vero:)

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
The following two tabs change content below.
Tenho um atelier em Perdizes, um lindo bairro de São Paulo. Trabalho com mosaicos, pintura em vasos e telas, pintura e customização de móveis e objetos de decoração. Adoro reutilizar objetos que iriam para o lixo, transformando-os em peças decorativas! Ministro cursos! Meu blog é uma extensão de meu trabalho. Amo mostrar aqui tudo que faço, assim como as artes de meus alunos! Adoro fazer passo a passo e tentar ensinar um pouco do que aprendi para quem mora longe. Sejam bem-vindos! Sintam-se em casa! Para falar comigo, escrevam para alemdaruaatelier@gmail.com

Latest posts by Veronica Kraemer (see all)

  68 Responses to “Como fazer pátina provençal em móvel – com passo a passo”

  1. Estava procurando uma explicação no google de como fazer e encontrei seu blog! Exatamente como eu quero fazer com minha cômoda.
    Agora consigo! Muito obrigada, seu trabalho ficou lindo!
    Deus abençoe!

  2. […] *Essa e outras ideias da Vero Kraemer você encontra no Além da Rua Atelier.  […]

  3. Adorei a cômoda banca, vou fazer igual!

  4. Olá Verônica querida…bom dia pra você. entrei aqui procurando pátina provençal. achei linda sua peça. com certeza vou fazer “colinha”…rsrsrs se me permite… Ah e também andei vendo a foto que tirou com meus queridos professores (de mosaico) Beto Romio e Fabio Joe…ficaram lindos. . Depois posto minha janela.Fica com Deus.

  5. Olá Verônica querida…bom dia pra você. entrei aqui procurando pátina provençal. achei linda sua peça. com certeza vou fazer “colinha”…rsrsrs se me permite… Ah e também andei vendo a foto que tirou com meus queridos professores (de mosaico) Beto Romio e Fabio Joe…ficaram lindos. Fica com Deus.

  6. oi Vê, posso pedir sua ajudinha?

    então o que queria te contar é que estou fazendo patina num espelho bem antigo muito mesmo 86 anos, só que a dona do espelho não quis que eu retirasse totalmente uma patina antiga que havia nele, então eu lixei muito e depois para nao descascar o restante passei cola de decoupage para fixar bem a tal patina antiga que por sinal tem muito vermelho no fundo…o que acontece que qd eu lixo aquela bendita tinta vermelha borra a minha pintura rs, será que eu terei que retirar toda a patina antiga? mas a moça não quer…

    vc tem alguma sugestão Vê? se tiver poderia me falar, nunca vi isso a tinta esta isolada mas se eu lixar ela aparece hehe.
    desculpe te pedir ajuda assim Vê nem sei se vc gosta disso mas me veio vc na cabeça rs.

    um bju carinhoso querida…e com esta na nova casa Vê, onde fica ?

    bjinhu amada.

  7. Oi Vero, finalmente tentei fazer a pátina na minha comoda, fiz exatamente como vc ensinou, mas eu achei que ficou meio áspera a madeira ! Fiquei pensando que com o tempo ficará encardida e escura do pó dessa poluição da nossa São Paulo. Será que dou uma quebradinha com lixa 200 ??????? Depois te mando a foto ! bjokas

  8. Adorei as dicas eu já havia visto algumas dicas sobre a pátina, mas sempre utilizavam vários materiais que seriam específicos apenas pra essa técnica, gostei desse pois você usa materiais utilizados com maior frequência!!!

  9. Bom Dia

    Ficou linda, parabéns pelo pap, super explicadinho, realmente a parte tchan vai com certeza ser a hora de lixar, mas vai compensar , seu trabalho ficou magnifico…..

  10. adorei, só está me faltando coragem para iniciar. Quero fazer na minha cozinha, será que fica legal?

  11. Oi Verô,

    Não acredito que essa cômoda é sua (de uma forma muito positiva)!!! Eu já vi esse PAP em outros sites a anos atrás, mas as pessoas tem o péssimo hábito de não dar o crédito a quem fez.

    Acabei de descobrir ela aqui porque sou leitora da Vila do Arteão, e você me deixou com uma vontade imensa de fazer mosaico, aí resolvi conhecer o seu site e um pouco mais do seu seu trabalho e estou adorando!!!

    Desde já parabéns, ainda vou navegar mais e descobrir as maravilhas que tem aqui!!!!

  12. tenho uma mesinha de canto q ja tinha uma patina o material é laca não é madeira posso usar esse processo da sua patina na minha mesa???

  13. Parabens,Sou novato no ramo,e ainda aprendendo, qualquer novato sabe identificar em um trabalho, quando há prfissionalismo carinho e dedicação, e principalmente talento, mais uma vez parabens, e tenha consigo o verdadeiro profissional é aquele que não tem medo de ensinar.SUCESSSSSSSO

  14. OI boa noite eu gostaria de fazer uma patina em uma mesa de centro que tenho foi meu falecido avô quem fez,ela é bem bonita só que eu queria usar no banheiro em baixo da cuba, vai term uma madeira e a cuba em cima e a mesa eu gostaria de usar em baixo como balcão então queria saber que tipo de tinta poderia usar pois sabe no banheiro sempre molha mais né…voce poderia me orientar nesta caso.

    obrigado..
    obs. seus trabalhos são lindos.

    Rosana

  15. por favor gostaria de uma informação…quero fazer o mesmo em minhas cadeiras
    porén,quero eles num ton de marron,como faço?
    obrigada
    seu trabalho é maravilhoso

  16. ola querida, tenho uma cristaleira linda e quero fazer o provençal.
    entao fiquei com um pouco de duvidas: depois de bem lixada, qual é o produto que passo de fundo???
    e passe o nome bem certinho da tinta que devo pedir na loja.
    bjinhos e obrigadao se puderes me ajudar.
    sou de muito longe. Santa Catarina. Rio do sul

  17. Olá!!! Amo todas as dicas do seu site! São muito preciosas!
    Eu tenho uma dúvida,nunca sei como calcular e passar um orçamento quando me pedem pra restaurar um móvel com pátina. Alguém poderia me ajudar?
    Gostaria de agradecer desde já por tudo que tem compartilhado!! Beijinhos Carol

  18. adorei, gosto muito de moveis rusticos, mas e se eu finalizar com a goma laca, sera que fica bom? ja vi um trabalho assim em um programa de tv.

  19. Muito obrigado pela aula! Simples e direta. Tem muito “videozinho” e “aulinhas” na internet que não ensinam nem a metade do que você passou claramente em poucos passos. Parabéns! Saudações.

  20. Seu trabalho e maravilhoso, e lindo tudo,tenho muita vontade de fazer este curso, mais nao da. moro no estrangeiro, mas aprendendo com o que ensina. adoro moveis deste estilo.
    obrigadaa pelas dicas

    um bom dia para vc.

    lucivania fonte
    new york,

  21. Oi Veronica, ficou lindo o movel, sera que poderia me ajudar, tenho 4 portas escuras para fazer patina provencal, mas uma conhecida disse que ja pintou um movel assim e no final a peca ficou amarelada, ela disse para passar goma laca incolor antes de fazer a patina o que vc me aconselha, a peca que eu tenho parece imbuia ou movel de gramado. Abracos, Paula, poderia me enviar um e-mail.

  22. Bom dia Veronica!!!
    Eu é que fiquei feliz com sua visita no meu blog :D, que bom que gostou das minhas peças!
    Pode deixa que em breve vou postar fotos da cadeirinha, vou hoje mesmo comprar os materiais para iniciar ;).
    Um super beijo!

  23. Olá Veronica…simplismente me apaixonei pelo seu blog e é claro pelo seu trabalho impecável.
    Com certeza essa peça deu muitoOOOoo trabalho com todos esses detalhezinhos mas sem dúvidas o resultado valeu a pena :D.
    Também sou apaixonadissima por tudo relacionado a artesanato e arte, meu blog é destinado a coisas mais simples decoupage em caixinhas.
    Mas algum tempo venho procurando algo na internet sobre pátina em móveis pois tenho aqui em casa uma cadeirinha linda que meu irmão trouxe do Amazonas que os índios fazem, precisa que ver que linda, mas ela é totalmente rústica e queria dar um toque mais charmoso nela, mas não encontrava nada na net ensinando o passo a passo, achei sites de peças lindas mas apenas encomendas pra fazer.
    E eis que lhe encontrei com esse trabalho maravilhoso, que além de restaurar nos ensina…admiro pessoas como você porque “Penso e acredito que Dividindo a gente soma”.
    Agora vou tentar por em prática a técnica.
    Um beijo fique com Deus!

  24. oi veronica achei linda essa comoda !!!!!!!!!!!! tenho uma igualzinha,vou criar coragem e fazer igual se fosse sua vizinha ia pedir pra fazer pra mim hehehehehe,mais como nao sou vou me arriscar DEUS te abensoes pelas dicas bjssssssssssss…………..

  25. Parabens pelo o seu Trabalho. Estou com uma cõmoda antiga e gostaria de fazer pátina,mas não tinha ideia e voce me deu as dicas. Obrigada. Que continue com esse dom maravilhoso que voce tem. Beijos.

  26. Oi Veronica achei este seu cantinho maravilhoso, parabéns. Tenho uma cõmoda antiga e gostaria de
    fazer esse tipo de pátina, mas alguns puxadores que eu acho lindos, estão avariados. Onde eu poderia encontrar puxadores antigos?

  27. também faço pátina no rio de janeiro é um barato a provençal fica mais bonita com cinza em baixo e branco por cima e parafina no meio realça a peça fica com mais conraste e moveis com entalhes ainda mais…
    parabens

  28. adorei seu trabalho, e a forma como explicou….para quem está tentando começar a reformar seus moveis o passo a passo e maravilhoso….obrigado agora vou me arriscar a ousar

  29. Gostei muito. Adorei o passo a passo. Vou tentar fazer nos meus móveis. Obrigada pelo carinho em publicar o seu trabalho. Myriam

  30. Olá! Estou usando essa técnica em um trabalho. Quando resolvi pintar lembrei de um trabalho seu, uma bandeja.
    Estou amando o resultado. :D

  31. oi, amei o trabalho, mas queria saber q esmalte é esse, e onde se encontra a venda, melhores marcas, essas coisas, muito obrigado desde já, e parabens pelos trabalhos MARAVILHOSOS

  32. Meu q lindo seu Atelier…sou loko para montar um..eu trabalho no Lar Escola Sao Francisco…
    faço trabalhos de Restauraçao de moveis no Bazar q fica na Rua França Pinto 783..
    na Vila Mariana..vc vai adorar conhecer lah..tem tudu oq vc precisa….
    Adorei mto……Parabens viw Veronica…
    abraços e sucessos

  33. Ficou linda,serviu de grande ajuda,pois ganhei com um guarda-roupa e uma cômoda neste estilo e sem grana pra mandar fazer o trabalho,acredito que dá para encarar,fica muito mais gostoso quando a gente faz.Valeu!

  34. Olá,
    que bom que descobri seu blog. Trabalho com tecidos, mas tenho paixão por restauração e tudo sobre mandeira, principalmente móveis antigos e janelas…
    E fiquei com uma dúvida, sobre esta tinta esmalte que você usa, pois uso sempre a acrílica e nem conheço esta outra. Se você puder pode me enviar o nome?
    Parabéns pelo seu trabalho
    bjos

  35. Oi? Veronica, tva pesquisando pra fazer patina num pentiador antigo e so via coisas muito complicadas de tres mãos de tinta e ou com massa corrida!!! Ainda bem que eu esse teu PAP… Vou fazer e depois mando a foto!!! Valeu!

  36. Parabéns pela maravilha que ficou. Essa de tinta esmalte a base d’água eu não sabia. comprei tinta esmalte e ao passar fica tudo marcado, com pincel ou rolinho. desisti e fui no branco pva; a tinta ficou amarelada quando secou. Deois de lixada, eu tirei o pó e depois passei um pano úmido para limpar bem e só depois de seco é que passei a tinta. Me explicapq está amarelando? Bjbjbj

  37. Nossa! Ficou lindo!
    Tenho uma cômoda e adoraria transformá-la exatamente com esse efeito.
    Estava dando uma olhada nas dicas da revista da Lery e vi suas dicas, daí vim para seu blog e aqui estou eu, colhendo frutos!

    obrigada!

  38. legal saber desta técnica, tenho aqui um móvel antigo que ganhei de minha sogra que gostaria muito de aplicar esta técnica. Mas ainda tenho medo de mexer sozinha, ..poderia atée de chamar..masssss..estamos meio longinhas..hehe..bjim..obrigado pela visita.

  39. Olá,

    Vimos o seu blogspot e o adoramos! Essa Cômoda ficou lindíssima! Parabéns!

    Bom, o fato é que estamos abrindo uma clínica e queríamos fazer uma recepção pequenina e acolhedora, com pátina envelhecida.

    Queremos fazer nós mesmo (eu e minha sócia) a pátina, mas não sabemos como e por esse motivo estamos buscando a sua ajuda.

    Mandamos fazer com um marceneiro um escritório, um móvel e uns banquinhos (de madeira) e não sabemos se é melhor recebê-los na sua cor natural/crua ou se pedí-lo para que já nos entregue pintados de algum tom de madeira ou mesmo na branca.

    O que você ugere?

    O efeito que desejamos é o mesmo desta Cômoda.

    Enviei um e-mail a: alemdaruaatelier@gmail.com
    Muito obrigada pela sua resposta.

  40. Adorei o PAP da patina provençal, a comoda ficou maravilhosa, mudou totalmente o visual, o que dá trabalho realmente é lixar, mas o resultado, hum !!! e recompensador.
    Um grande abraço.

  41. Gostaria de aprender a fazer pátina em ferro
    tenho umas janelas de ferro tipo veneziana (Gravia) e queria fazer uma pátina marfim ,mas não sei nempor onde começar.

  42. Show , adorei esse tbm , anotei o n das lixas !!! Beijokas

  43. Vero, ficou linda, vou tentar fazer na mesinha de centro.
    Obrigada pelas dicas.
    Bjkas no coração
    Maria Lucia (calufamily)
    calumoreira@ig.com.br

  44. Ve, vc me deu uma idéiaaaaaaaa!
    Se eu conseguir fazer, coloco as fotinhos e digo de onde veio minha inspiração!
    DAQUI!

    Lindona!

    Bjs.

  45. ötima a aulinha virtual.Adorei!!!!

    Tuas telas sempre lindas e ciriativas…adoro este tipo de arte. Parabéns!!!

    bjus

  46. Olá Verônica! Menina que trabalho lindo o seu! Minha mãe tem uma cômoda bem parecida com esta…em formato original. Achei vc por intermédio da Rita, e amei tudo por aqui. Na verdade pedi a ela umas dicas de pátina e ela me indicou sua pagina. Veja se pode me ajudar: eu tenho um armário velho (antigo) que era da minha avó, não é um móvel bonito sabe, mas tem um valor especial por ter sido dela, então quero resgata=lo e trze-lo para a minha casa, mas tem que ficar bonito né? É um armário com prateleiras bem simples, de tábuas, e está pintado em azul escuro. Em alguns locais a madeira está estragada já. Eu queria fazer uma pátina, mas estou em dúvida pois a cor que ele está eé muito escura. Não queria usar outra cor não, só o branco mesmo. Vi uma dica de passar a escova de lavar roupas após a pintura, o que vc acha? POde me ajudar?
    Um abraço!

  47. Verônica, legal este PAP, porque eu tenho uma cômoda que preciso reformar. Imagino que seja mais fácil para lixar do que esta que mostrou, cheia de curvas. Eu, não me habilitaria a esse serviço.
    Parabéns e um abraço!

  48. O resultado ficou muito legal. E teu PAP está bem didático. Será que ainda resta alguma dúvida?

  49. Olá Verônica,
    Adorei o PAP.Obrigada.Tenho uma cama de casal e estava pensando em fazer uma pátina nela.Neste estilo provençal.
    Agora é arregassar as mangas, literalmente e trabalhar. beijos.

  50. Vê!

    Acabei de postar um armário de banheiro que estou na dúvida se passo verniz ou faço pátina. Vê lá e me diz o que vc faria?

    Lembrando que é banheiro, molha,e o sol bate direto nele…help!

    Beijo!

  51. Ah…Vero!!!eu estava mesmo esperando esse seu post!!adorei!!mas, menina o que é essa cômoda? quantas curvinhas!!!imagino só o trabalhão pra lixar!! mas a sua explicação foi ótima!!e o móvel ficou divino!!Adorei!Eu nem sabia que existia esmalte a base de água! vou procurar pra comprar!
    Vou abusar com uma perguntinha: se eu quiser trabalhar com uma cor e depois branco, é só pintar e depois passar a tricha com o branco, quase seca???bjs

  52. ficou belíssimo! parabéns! gostei muito do resultado final.
    beijos

    http://utilidadesemcasa.blogspot.com/

  53. Verô!
    O resultado ficou lindo!!! Eu adoro estas transformações… tem várias coisas que quero transformar lá em casa (minha mãe até já cobrou que eu ainda não fiz heheh) mas é preciso MUITO braço (e fôlego nesse calor) pra conseguir lixar bastante!!
    Lindo trabalho, como sempre!!
    Bjuuu
    Pri

  54. po vero – que móvel mais lindo -cheio de entahes- imagina se eu não amei – e com tuas mãos de fada , trasformou – ficou mais lindo ainda
    bjs

  55. Criei um novo blog de arte vc já viu?
    http://danibros.blogspot.com/
    bjks

  56. Que up!!!
    Adorei ele branquinha e no step anterior tbm ela lixada ficou bárbara!
    bjks

  57. Nossa, amiga!! Que transformação!!!
    Ficou muito lindo e o pap tb ficou show de bola!! Parabéns!!
    Bjus, Lu

  58. Vê!

    Você intuiu que eu precisava dessa aula! rsrs…acabei de decidir fazer pátina num móvel aqui…depois te explico melhor…adorei o resultado!

    Você é 1000000!!!

    3 beijos!

  59. Muito linda essa cômoda!!! De babar mesmo.
    Vi seu atelier na revista deste mês….que chique, amiga!!!
    beijão
    Su

  60. Verô acho tudo essa técnica, mas nem me arrisco a fazer kkkk depois que pintei meu quarto tentando usar o spray (abafa o caso kkk), ru fico pensando que é melhor não me arriscar, a Cibele já me ensinou a bordar, pra que pintar né?! kkkkkk
    Adorei a cômoda, ficou um escandalo de linda, vc é muito talentosa e caprichosa… adorooo!!
    Bitocas!!!!

  61. Bom dia amiga,que transformação maravilhosa essa.Deu cara nova pra comoda q ja era bonita,só q era pesada,com a pátina ela ficou suave.Beijos e fica com DEUS!!!
    Ândrea

  62. Oi Vero.
    Amiga… se tem alguem nesse mundo que não precisa de inspiração é voce! rss
    Ai que "inveja"…banho de mangueira! Que delicia… era uma farra quando fazia isso na cada de minha avó.. minha tia… bons tempos! Hoje moro em "apertamento"… então por aqui é beem mais dificil…
    um beijo.
    Soll*

  63. Ai, Veronica isso já foi promeu caderninho…. Pode ser a solução pro meu aparador da sala…. beijão.

  64. Amiga, não vejo a hora de chegar ai e te abraçar bem forte vc sabe que eu te gosto de montão né???
    em breve…se Deus quiser, e ele quer…. amiga vc viu a Tauna veio aqui, foi ótimooooo ela é linda, um encantooo.

    beijão no seu coração

  65. Que transformação, nossa !!!

    Haja braço pra lixar, lixar, lixar… rsrs

    Eu detesto lixar !

    bjobjo

  66. Amiga que escandaloooo, ficou linda e o PAP bem explicadinho, adoreiii

    beijinhos

  67. O PAP parece tããão simples, mas só quem já fez algo parecido sa be o TRABALHÃO que é lixar…lixar…lixar…ainda mais uma peça como essa, toda trabalhada, ufa!!! E tem gente que ainda não dá valor!!!
    Ficou mto lindo seu trabalho, parabéns!
    Bjs♥

    Caprichos by Neli

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

close
Facebook IconYouTube IconTwitter IconPinterestPinterestPinterestPinterest