mar 222010
 

Fiz este Passo a Passo para tentar ajudar muitas pessoas que me escrevem e ligam com dúvidas sobre pintura em madeira. Na verdade, este foi um projeto empírico, pois eu mesma nunca tinha envelhecido madeiras como MDF e compensado. Pensei em fazer, ir tirando as fotos e publicar se o resultado fosse bom. Gente, até eu fiquei impressionada, uns pedacinhos de MDF e compensado viraram algo semelhante a madeiras de demolição!!! Ai, tô muito feliz!!! E o melhor é ter registrado tudo, tudinho, pra poder dividir com vocês!!!

Tudo começou com a IDÉIA !!! Restos de madeira que uso para fazer meus tampos em mosaico, ganchinhos e pedidos de clientes: Você não tem cabideiro? -e eu: Ai, preciso fazer, mas se você quiser faço por encomenda.
Mas a maioria das pessoas não gosta de encomendar pequenos objetos, quer ver pronto, apaixonar e comprar. E eu só enrolando pra fazer…
Uma semana com menos encomendas, menos cursos, e eu que DETESTO ficar parada, pensei: agora é a hora!!!
Primeiro, separei os pedaços de madeira ( MDF e compensado), risquei e cortei com a serra Tico Tico. Vou falar, depois os muques dóem, viu? Mas é bom demais!!!
Ahhh, você não tem como cortar? Não tem problema, tem lojas como a Leroy Merlin, a Pegue e Faça, o Além da Rua Atelier (rs) que cortam as madeiras na medida que você precisa. Pode ser um marceneiro também.
Mas agora chega de enrolação e vamos ao Passo a Passo que eu SEI que vocês querem ver!!!

Pintar os pedaços de madeira de branco.Recomendo, para este trabalho, a tinta PVA.

Ahhh, não pode ser preguiçoso, pinte os 2 lados para que o acabamento seja perfeito.
Depois do fundo branco, vamos aplicar o BETUME DA JUDÉIA. Comecei a fazer isto com uma estopa, mas NOT!!! A estopa deixa a madeira marcada, cheia de fiapos, é um horror. Pincel em tudo !!! Quando você passar o pincel com betume da judéia, coloque um pouco de água ráz, mas bem pouco mesmo, no mesmo pincel e passe para diluir o betume e fazer o tom que prefere na madeira.Se preferir um tom bem escuro, utilize apenas o betume.

 

Como você pode ver, dá para fazer diversos tons, deixar a madeira mais clara ou mais escura.

O betume da judéia seca bem rápido.
Depois de seco, vamos à pátina. Como vocês sabem, eu trabalho com esmalte à base de água, mas podemos usar tinta acrílica. Aqui, usei o branco, mas a pátina pode ser na cor que você preferir.
A pátina não é nenhum bicho de sete cabeças, aliás, é bem simples. Você molha a trincha(que é um pincel mais largo) na tinta e depois tira o excesso na lata mesmo, como se estivesse secando o pincel. Ele fica com bem pouca tinta. Daí, você vai passando bem levemente, suavemente, seguindo SEMPRE a mesma direção. Parece complicado mas é só treinar um pouco. Quando a tinta da trincha acabar, repita o processo.
Aqui estão minhas madeirinhas pintadas. Notem que em uma delas deixei mais fundo escuro aparecendo e patinei com várias cores. Nas outras, usei somente o branco.
Depois de seco, o que leva pouco tempo, fiz minhas pinturinhas , lixei bastante com lixa 60 para dar um ar envelhecido,coloquei os ganchinhos para pendurar o quadro e os da frente e voilá, serviço terminado !!!
Tudo bem, não vou colocar uma foto da bolha ENORME que fiz na mão depois de parafusar um monte…rsrsrsrsrs, e olha que eu comprei chave de fenda nova e tudo !!! Este serviço mais GROSSO é meio complicadinho, tem que medir direitinho, mas acho que se você tiver dificuldades apela prum amigo, pro marido, eles geralmente sabem fazer estas coisas. Ou deveriam, né?rsrsrsrrs
Os desenhos podem ser feitos com stêncil, para quem não tem muita habilidade com pincéis fininhos. É simples e rapidex !!!
Um bom resultado depende também da escolha de cores e de sua harmonização. Tem muita arte linda por aí, é só espiar e se inspirar!!!
Este último cabideiro já vendi hoje!!! Yes !!!

Espero que vocês tenham gostado e que ajude a quem tem dificuldades, mas podem me escrever, viu?
[email protected]
Beijãooooooooooooooo e uma semana muito iluminada!!!
Vero:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
The following two tabs change content below.
Tenho um atelier em Perdizes, um lindo bairro de São Paulo. Trabalho com mosaicos, pintura em vasos e telas, pintura e customização de móveis e objetos de decoração. Em meu atelier, tenho peças para pronta entrega, e faço a maioria sob encomenda, de acordo com as preferências dos clientes. Adoro reutilizar objetos que iriam para o lixo, transformando-os em peças decorativas! Ministro cursos! Meu blog é uma extensão de meu trabalho. Amo mostrar aqui tudo que faço, assim como as artes de meus alunos! Adoro fazer passo a passo e tentar ensinar um pouco do que aprendi para quem mora longe. Sejam bem-vindos! Sintam-se em casa! Para falar comigo, escrevam para [email protected]

  45 Responses to “Cabideiros – Envelhecimento de Madeira e Pátina – Passo a passo”

  1. […] parece bem fácil de ser feita. O toque especial fica por conta da escolha das cores da pátina. Aqui vocês encontram um PAP de como fazer […]

  2. […] publiquei um passo a passo onde ensino esta técnica. Cliquem aqui para […]

  3. Site muito bom!! Ótimas dicas, tudo muito bem explicado e com fotos!
    Parabéns, gostei muito!!! Continue assim!

  4. amei seus cabideirs . Tambem faço mas, n~econtro esses ganchos lindos.

  5. Adorei o passo passo – agora esta super fácil….quando eu tiver lixado a peça, posso passar um verniz para finalizá-la?

  6. adorei tudo que vc faz.sera q a peça q vou restaurar fica bonita so com o betume?bjs

  7. Oieeeeeeeeee.. tudo bem???
    Amei as pecinhas… sabe me dizer onde comprou esses ganchinhos???

    Não consigo encontrar… me ajuda??

    Bjcas…

    Poderia me responder no e-mail?

  8. Lindos demais os cabides! E dez para o aproveitamento! Parabéns pelo seu blog colorido e cheio de vida, como você deve ser. Grande abraço!

  9. Oi amiga linda!!!Adorei este paps!!!Obrigada por compartilhar!!!
    Amiga aida vou ai te conhecer pessoalmente!!!!!!Adoro você.
    bjosssss

  10. Dicas maravilhosas você nos dá,tenho uma dúvida onde encontro esse esmalte a base de água?beijos

  11. Adoro seu blog. Fico sempre babando. rss
    Suas dicas são ótimas. Quando tiver um tempo vou testar a técnica. 😀

  12. Dolly, Luciene e Beth , muito obrigada pelo carinho, tentei responder a cada uma mas alguns perfis estão indisponíveis…
    Adorei a visita de vocês, voltem sempre!!!
    Beijosssssssssssssss
    Vero

  13. muito lindo este cabideiro e a tecnica muito facil, que continue assim sempre compartilhando, pois tenha certeza que será muito recompensada por Deus, bjs em seu coração, bethriskalla

  14. Olá Verônica!!
    Que lindo que ficou e adorei o pap, já mostrei pro marido… rs
    Não tenho dons pra madeira, ele tem, tá até deixando linda uma janela de demolição nesse momento!!
    Obrigada!!

    Bjins!!

    PS:Vi a dica lá na Casa do Artesão…

  15. Fantástico esse cabideiro e de brinde ainda um tutorial…obrigada!!!
    Dolly

  16. Aê, que lindo e adorei o PAP, Vero… Mas vem cá, eu poso utilizar o betume no lugar do neutrol? É que betume eu tenho em casa. rs

    Xêros
    Paty

  17. carla, satiné é um tipo de pátina, mas é que eu sempre aprendo os nomes das técnicas com outras pessoas…rsrsrsrrs
    Eu faço uma pintura e alguém chega e diz: nossa, que linda esta pátina envelhecida!!! Daí eu pesquiso e entendo os nomes…
    Que bom que vc. gosta dos meus paps, logo mais publicarei outros!!!
    Beijosssssssss pra todos e muito obrigada pelos elogios!!!
    Vero

  18. Olá Verônica, é a primeira vez que deixo um recadinho, mas já te acompanho a bastante tempo, tanto aqui no blog como no flickr. Adoro esses PAP ou até mesmo quando tem somente as fotos do passo-a-passo porque quem não pode fazer um curso presencial pra mim funciona com um curso on-line (isso pra quem já arrisca um pouco nas pinturas ou quem é muito curiosa e não tem medo de errar como é o meu caso). PARABÉNS!!!
    Agora ficou uma dúvida, porque no aspecto ficou muito parecido com satiné (é o que tenho feito nos meus móveis, e ADORO essa técnica). Satiné é a mesma coisa que pátina?
    Abreijos, Carla.

  19. oi Vero!
    obrigada por visitar meu blog,
    adoro artesanato, amo mesmo! ^^
    espero ganhar o sorteio!
    hauha
    bjão ^^

  20. vERO, QUE COISA MAIS LINDA FICARAM SEUS CABIDEIROS. A CADA VISITA QUE FAÇO NO SEU BLOG MAIS TE ADMIRO, NÃO SÓ COMO ARTISTA, MAS COMO PESSOA, SINTO EM VC. UMA BELEZA QUE VEM D'ALMA.UMA VONTADE DE PARTILHAR. UM DIA AINDA VOU A SÃO PAULO PARA CONHECE-LA. FIQUE COM DEUS.
    BJKAS NO CORAÇÃO
    MARIA LUCIA (CALUFAMILY)

  21. vERO, QUE COISA MAIS LINDA FICARAM SEUS CABIDEIROS. A CADA VISITA QUE FAÇO NO SEU BLOG MAIS TE ADMIRO, NÃO SÓ COMO ARTISTA, MAS COMO PESSOA, SINTO EM VC. UMA BELEZA QUE VEM D'ALMA.UMA VONTADE DE PARTILHAR. UM DIA AINDA VOU A SÃO PAULO PARA CONHECE-LA. FIQUE COM DEUS.
    BJKAS NO CORAÇÃO
    MARIA LUCIA (CALUFAMILY)

  22. I VERO – ADOREI TUA ARTE E COM PAP AINDA – AI EU SABIA – SIISQUECI O NOME DESTA TÉCNICA DAQUI HÁ POUCO ME LEMBRO-
    EU FIZ UM CABIDEIRO VELHO E A MOLDURA DO ESPELHO – MAS TA ACREDITA QUE A LOJA QUE COLOCOU O ESPELHO SER MAL COLOCADO – COM PREGUINOS PARA SEGURAR O ESPELHO EM NENHUMA PROTEÇÃO COM PAPELÃO OU MADEIRA – E FICA BEM PERTO DA ORTA DO BANHEIRO VEIO UM VENTO ACHO QUE O ESPELHO DEVE TER SE MEXDO UM POUCO E RACHOU EM DUAS PARTES -JUSTAMENTE AONDE ESTAVAM OS PREGUINHOS – E ESTAVA LINDO O CONJUNTO – MENCIONEI SEU NOME E SEU BLOGUITO NA MINHA POSTAGEM- UMA RASGAÇÃO DE SEDA PARA UMA AMIGA ARTISTA!
    BJS

  23. Meu DEussssssss…vc é um anjo que caiu do céu.

    Eu amei o cabideiro e mais ainda o teu PAP. ficou perfeito.

    Parabéns. Linda peça..linda mesmo.

    Beijos.

  24. Oi amada,

    cê não vai acreditar!!!

    eu comprei coisitas para fazer uma porta chave lá em casa….

    e olha q dica boa, que me deparei aqui!!!

    ameiiiii…bjãoooooooo

  25. Veroo mto maneiro , adorei , mas acho q escurecer o guarda roupa antes da pátina n vai ser preciso … ele é escuro … mas vou aproveitar essa técnica em outras coisas . Fato ! Beijos

  26. Ei Veronica!

    Eu que agradeço o carinho e a oportunidade de conhecer outros blog atravez dos sorteios e promoções!

    beijos, Flávia

  27. Amiga que tudo, vc domina mesmo, ameiiii..
    Amiga estou terminando mais algumas bonecas e coloco pronta entrega tbm, mais nos falamos melhor no msn..

    beijão te adorooo

  28. Olá amiga

    Tudo bem?
    Vc já fez sua inscrição para o sorteio do vestido DUTMY? Cada email vale uma inscrição. Avise suas amigas e seguidoras.

    Beijo

  29. Vera muito lindo o cabideiro…o pap está hiper explicadinho…quem quiser fazer…não vai ter erro.!!

    beijão!

  30. Lindo o cabideiro e as outra plaquinhas pintadas ficaram Dez!
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.

  31. Adorei o PAP, um luxo!!
    Esseneutrol é a mesma coisa que o betume da judeia né????
    Eu tenho um pincel especifico de pátina(que nada mais e q um pincel com as pontas falhadas) que é uma mão na roda!
    Bjs

  32. Verô incrível como tudo o que vc faz… adorooo!!
    Deixa eu te contar… eu estava louca por um cabideiros desses pra colocar na cozinha, daí que ontem eu achei uma tábua, daquelas de carne mesmo largada pela minha cozinha (detalhe, embolorou kkkkk como não me pergunte, a bonita aqui deve ter guardada molhada), pois é, daí veio a idéia de transformá-la no meu cabideira rs, assim, pra pendurar minhas luvas térmicas e blá blá blá… e aí que vc entra… me dá uma idéia de cor, desenho, se tenho que lixa r blá blá blá, rs, tô abusando né??!! rs.
    Vou analizar mais um pouquinho o post pra ver se desse jeito ficaria legal na minha cozinha rs.
    Bitoconas!!!!

  33. Adorei o pap, amiga!!!
    Esse cabideiro está lindo demais!!!
    Bjus, Lu

  34. Adorei o seu PAP, muito bem explicadinho… Só uma dúvida: Aqui não encontro Neutrol… Ele pode ser substituido? O Betume faz o mesmo efeito????
    Os seus porta chaves ficaram lindos…
    Bjos

  35. Oi Vero,
    o passo a passo do cabideiro está ótimo, super bem explicado, parabéns e o resultado final é excelente, parece fácil, mas…
    artista é artista, né? vc vai vender muiiiitos, é só fazer!
    Beijos
    Lola BH

  36. Amiga, que Deus te abençoe muito!
    É muita generosidade compartilhar seus conhecimentos com a gente, obrigada!
    Abraços.

  37. Oi Veee
    Lindos cabideiros ,não pode ser "da preguiça" mesmo, pq lixar é u óó…
    Ficaram lindos viu…
    Eu tentei associar-me lá na comunidade além da rua e não entra …será que é loirice inha rsrsrs?
    Bjokas Ve
    Su

  38. Verô minha LInda, Ficou Maravilhoso, como tudo que vc faz….
    Amo seus trabalhos e essa pessoa linda que vc é.
    beijo no coração e muito sucesso sempre pra você.
    Com Carinho/ Adri

  39. Amigaaa! Adorei sua aulinha! Estava louca para aprender faz tempo, obrigada!!!!
    Engraçado, acho que era sua seguidora sim, mas entrei de novo e agora sim, apareceu minha fotinha lá!
    Bjo bjo florzita

  40. Que coisa mais linda.
    Cada dia me encanto mais com a beleza dos seus trabalhos. Que doce!
    Um beijo

  41. UAU, adorei o PAP! Arrasou hein amiga!

    Ó, tô quase desistindo de dar uma geral no meu criado-mudo, pois toda vez que olho pra ele e penso que tenho que lixar, dá uma preguiiiiiiça rsrs

    Agora tô querendo dar um up no quartinho da minha filha Isabella e, COM CERTEZA, vou vir pedir uns pitaquinhos viu!

    Beijoca =]

  42. Adorei seu passo a passo, fácil para quem quer aprender a fazer esta pátina…gostei muito…beijos

  43. Que cabideirossssss lindddoooo…Nem me vejo fazendo tanta arte. Ainda bem que existe pessoas arteiras (rs) e visa electron!!!!

  44. Meu Deus do céu que saudadeeeeeeeeeeeeee do ccccccccccccc Vero!!!!Todo dia quando eu ia para o hospital e via a placa indicando vila mariana pensava em vc!Vero não posso ficar muito tempo aqui escrevendo pois meu tempo é apenas o tempo de soninho do meu pai ,mas vi seu recadinho agora e chorei um monte de saudade!sinto sua falta muitoooooooo e muitooooooooooo vc nem imagina o quanto,foi uma das anjinhas que nunca me abandonou!muito obrigado por tudo viu! te adoro de monteeeeeeeeeeeeeeeeee e montaooooooooooooo,se amanhã ele estiver melhor eu entro mais um pouquinho viu! bjsssssssssss pra vc lindona! ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  45. Ai, Vero, que TUDO esse pap !!! E o cabideiro, aimeudeus que lindo ! Claro que já vendeu! E vai vender quantos fizer, oras !

    bjobjo

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)

close
Facebook IconYouTube IconTwitter IconPinterestPinterestPinterestPinterest