jul 142010
 

Pessoas queridas, depois que publiquei aqui no bloguito este criado mudo que transformei, recebi inúmeros e mails pedindo o passo a passo de sua pintura. O que acontece é que muitas vezes tenho uma inspiração e esqueço de tirar fotos, não faço o PAP… Muitas vezes quero fazer antes e depois e é impossível…
Mas, desta vez, senti-me na obrigação de refazer meus passos e ensinar pra tanta gente que mora longe e tem interesse em aprender. Como já havia feito tudo sem tirar as fotos, refiz a pintura em um pedaço de madeira e agora explicarei tudinho pra vocês!!!
Espero que os passos fiquem bem claros e ilustrativos, e que realmente quem tiver interesse consiga fazer !!!

CRIADO MUDO PRONTO

CRIADO MUDO ANTES

Esta foi a única foto onde achei o criado mudo antes…
Ele era da mesma cor da cabeceira da cama, que também já pintei e mostrei o PAP aqui.

Vamos pintar?
Antes de começar a lixar o seu móvel, tire peças como puxadores, argolas e outros para que ele possa ser lixado direitinho.
No criado mudo, desparafusei todos os puxadores.

PASSO 1 – LIXAR BEM O MÓVEL

Lixe seu móvel com lixa para madeira número 80 ou 60. Se seu móvel estiver com muita tinta antiga, muito verniz ou cera, aconselho que passe um removedor para que a tinta seja retirada com maior facilidade.Uso o removedor gel da Luckscolor, o LUCKSNOVA, e aplico o produto com pincel e luvas, pois ele queima a pele. Todas as instruções para seu uso encontram-se escritas na lata do produto.
Para retirar a tinta depois que o removedor fizer efeito, use uma espátula.
Se você aplicar o removedor, limpe bem a área que será pintada e depois lixe com lixa 80 ou 60.

PASSO 2 – DAR FUNDO BRANCO

Depois de lixar bem seu móvel, aplique um fundo branco no mesmo, que pode ser fundo preparador para madeira ou tinta PVA.
É muito importante que esta etapa seja cumprida, para que seu móvel fique sempre bonitinho e a pintura perfeita.
Prefiro sempre pintar móveis com rolinho, que deixa o trabalho mais uniforme. Como este criado mudo era bem retinho, não precisei usar pincel em lugar nenhum e usei um rolinho pequeno.
Se seu móvel possuir formas mais arredondadas, aconselho o uso de uma trincha, que é um pincel mais largo.
Tome cuidado SEMPRE para que a tinta não escorra. Se escorrer, limpe em seguida. Só assim sua pintura ficará perfeita !!!
Para o fundo aplico apenas uma demão de tinta. Mesmo que pareça mal pintado, não precisa outra demão. O que acontece é que a madeira absorve muito a tinta.
Esta será a BASE para sua pintura.

PASSO 3 – PINTANDO O MÓVEL

Escolha a cor de seu móvel.
Aqui, escolhi o amarelo gema, que amoooooooooooo demais!!!
Para pintura em madeira, trabalho sempre com esmalte à base de água, que seca rapidíssimo e é solvente em água. Super fácil de trabalhar!!!
Existem várias marcas de esmalte à base de água, e eu uso luckscolor, pela relação custo – benefício.
Estes esmaltes já possuem várias cores LINDAS prontas, e muitas podem ser feitas na hora.
Neste móvel, dei 3 demãos de amarelo, esperando mais ou menos 1 hora entre uma demão e a outra, para que a tinta secasse bem.
Neste passo, foto da primeira demão.

PASSO 4 – ÚLTIMA DEMÃO DE TINTA

Podemos perceber quando a pintura está pronta observando que depois de seca ela está bem uniforme, sem nenhuma marca ou resquício do branco aplicado no fundo.
Alguns móveis necessitam poucas demãos de tinta, outros de mais algumas. Tudo depende da peça que será pintada e da cor escolhida para sua pintura.
Sempre espere a secagem completa do móvel para ver se o mesmo está pronto ou se necessita de mais demãos de tinta.

PASSO 5 – PINTURA DOS DESENHOS

Neste criado mudo, escolhi fazer desenhos diferentes em cada gaveta, mas todos bem coloridos e com cores que combinaram entre si.
Fiz todos os desenhos com o pincel 00, o mais fino que achei, e depois colori cada um. Cansou, viu? Eu pintava um pouco, parava e voltava.
Para a pintura dos desenhos, utilizei tinta acrílica para artesanato.
Para quem não consegue pintar desenhos tão delicados, existem outras opções, como aplicação de stêncil ou de adesivos, que se bem aplicados ficam parecendo pinturas.
Para tudo se dá um jeito, e passeando pela blogosfera vi inúmeras possibilidades.
Vejam lá no blog da querida Aninha Medeiros, do A CASA QUE MINHA VÓ QUERIA, outras idéias , clicando aqui.

PASSO 6 – PINTANDO OS PUXADORES

Gente, achei esta a parte mais chata?!? É que estes puxadores são de metal e tive que dar duas demãos de esmalte branco à base de água para fixar a cor. Depois, escolhi as cores que combinavam com os desenhos e dei mais duas demãos de tinta acrílica para artesanato nas cores escolhidas.
Mostro novamente o móvel pronto, para que vocês se animem e vejam que não é tão difícil transformar uma peça, é só ter paciência, boa vontade, perseverança e capricho!!!
YES WE CAN !!!
Nunca mais pensem em jogar um móvel fora, reciclar é tudo!!!

Aproveito para agradecer a todos que estão participando do sorteio, que já tem muitas pessoas inscritas !!!
Para participar, é só clicar aqui.
Muito obrigada a todos pelo carinho de SEMPRE, amo vocês!!!
Beijosssssssssssssssss e muita luz
Vero:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
The following two tabs change content below.
Tenho um atelier em Perdizes, um lindo bairro de São Paulo. Trabalho com mosaicos, pintura em vasos e telas, pintura e customização de móveis e objetos de decoração. Adoro reutilizar objetos que iriam para o lixo, transformando-os em peças decorativas! Ministro cursos! Meu blog é uma extensão de meu trabalho. Amo mostrar aqui tudo que faço, assim como as artes de meus alunos! Adoro fazer passo a passo e tentar ensinar um pouco do que aprendi para quem mora longe. Sejam bem-vindos! Sintam-se em casa! Para falar comigo, escrevam para alemdaruaatelier@gmail.com

  52 Responses to “Como pintar um criado mudo de madeira, com passo a passo”

  1. Olá!!! querida,seu trabalho é muito lindo!!!! Parabéns!!

  2. Olá , muito lindo seu criado mudo .. Me inspirou a fazer o meu .. Obrigada pelas dicas pelo passo a passo !! Bjãaao

  3. Há dois dias, procuro sem sucesso um passo a passo para pintar trës mesinhas, que esão muito velhas, gostaria de agradecer seu blog, pois me sinto capaz de fazer, vou tentar tirar fotos e enviar para vc. amanhã começo, obrigada,
    giovana
    seu blog é muito útil, e bem explicativo, parabéns e mais uma vez muito obrigada.

  4. Oi Veronica, conheci hoje o seu blog e adorei, estava procurando. “como restaura e tirar verniz de madeira e achei o seu blog, achei bacana da sua parte ensinar o passo a passo, pois as pessoas ficam com medo de ensinar e isso e egoísmo, mas td bem, fiquei feliz de acha-lá , seus trabalhos sao lindos e delicados, vou fazer a minha restauracao e lhe enviarei, isso se der certo e claro…bjocas

  5. Olá , Verônica acho que agora posso começar a minha aventura na minha cristaleira , espero que de certo ! se ficar bom eu posto a foto pra vc ver!
    Abraço !!!
    Claudia Andrelino.

  6. Oi Verônica!!!
    Amei e UTILIZEI seu passo a passo e reformei uma penteadeira e uma cômoda antiguinhas que herdei. Coloquei no meu blog (http://panolinhaepontocom.blogspot.com.br/2012/06/reforma-da-penteadeira.html )
    Depois dá uma olhadinha e dê a nota! Afinal, vc foi a teacher! rsrsrs.
    Muito obrigada, viu? Tô super feliz (e metidéeeeeerrima) com minha penteadeira nova, que EU reformei!
    Delícia que é isso, né?
    Adoro seu site, venho sempre aqui, viu?
    Beijinhos!!!

  7. To vendo hj seu blog pela primeira vez, pois estava a procura de uns passo a passo para aprender a pintar moveis. Comprei 2 moveis em um brechó e quero dar cara nova a eles. Lindas as suas postagens!!!
    Gostaria que tirasse uma dúvida minha: Por dentro dos móveis o que é feito? Vc colore tbm? o que devo fazer? Bjuss e aguardo uma orientação.

  8. Sou nova por aqui, Adorei!!
    Parabens!!
    Bjs

  9. Menina que móvel lindo!!! Comprei uma escrivaninha num brechó esses dias e precisava de inspiração… Seu site é divino!!!

  10. Vero, vim namorar suas cores. O dia está lindo aqui em Curitiba hoje, dá vontade de ver tudo colorido, né?!
    Beijos

  11. Queria parabenizá-la pelo seu blog, sou “estagiária na arte da decoração e tenho aprendido bastante com vc! Ao contrário de outros blogs que só mostram “figurinhas” de coisas e casas dos sonhos, vc mostra a realidade e sem o menor temor ensina passo a passo pra quem quiser aprender, acho muito digno da sua parte, precisa ser muito segura pra fazer o que vc faz, enfim, um abraço, Meire!

  12. Vero esse criado mudo ficou maravilhoso como tudo.Parabéns suas coisas são lindas suas mãos são sinceramente de ouro.

    bjs rozana.

  13. Adorei este criado mudo lindo, lindo. Vero me diz uma coisa, depois de pintado não
    se usa nenhum verniz ou sei lá alguma coisa que proteja o movel, por exemplo
    desgaste de tanto tirar o pó com flanela? Desculpe se a pergunta é boba mas é que
    eu sou mera aspirante a pintura, ainda não me atrevi a pintar nada mas morro de vontade.
    Beijos

  14. oi Verô! depois de seca a tinta você passa algum verniz ou a própria tinta já tem brilho?

  15. Oi Verônica! Posso fazer restauração de móveis nestes que são laminados também? Tenho um rack que é laminado e quero mudá-lo mas estou na dúvida: será que não vai estufar?
    Beijos
    Rô Garbuio

  16. Ficouu bem original,adoreii.

    bjos

  17. Amei este criado mudo, é lindo… mas não tenho o menor jeito com tintas!!! Então, só me resta admirar quem faz bem feito!
    bjos
    Andreia

  18. Oi Verônica.
    Parabéns pelo seu criado mudo belíssimo e muito obrigada por dividir conosco o passo-a-passo, não é todo dia que encontramos pessoas iluminadas como vc, dispostas a dividir seus talentos sem cobrar nada por por isso. Não sou artesã, sou apenas uma curiosa e gosto de inventar minhas coisinhas e amei esse criado mudo. Tenho um birô de mil novencentos e bolinha, que simplesmente amo de paixão e gostaria muito de reformá-lo seguindo o seu PAP, mas minha dúvida é a seguinte: como ele é muito velho, já está desgastado, tem umas lascas faltando e o que eu considero mais grave, está com cupim. Então minha cara, existe salvação para ele ou terei que realmente me desfazer? Coisa que não queria de jeito nenhum.
    Obrigada pela atenção.

  19. Vou pintar uma mesinha com essa cor. Depois mostro como ficou. Beijos e obrigada pela inspiração.

  20. Amada, ficou lindo de viver!
    Vou usar seu PAP para fazer a pintura da mesa, não com os desenhs é claro pq sou péssima rsrs.
    Bjo no coração.

    acasinhaencantada.blogspot.com

  21. Querida, ficou lindo viu? E que bom vc partilhar com as amigas.

  22. Adorei esse seu criado mudo que passou a falar, ficou uma graça!! Amei o PAP!!! Bjsss

  23. Oi, amiga!!
    Obrigada pelas palavras de conforto. Estou tentando voltar a net…mas não é fácil.
    Sempre acompanho as postagens das amigas, mas escrever é mais difícil.
    Achei linda sua postagem. Cada detalhe, tudo explicadinho…muio fofa vc.
    Bjão

  24. amiga você é simplesment eo máximo dos máximos, eu amei ver o pap.
    quando vi a primeira vez já chei lindo, aliás sou fã do seu trabalho e espero ter a chance de um dia poder te falar isso pessoalmente.
    te adoro.
    beijos

  25. Vero, amei este PAP porque ele é uma aula. Ensina cada detalhe, dá nome aos produtos, enfim, possibilita a execução.

    O criado mudo ficou uma coisa de revista, show!

    Animada com, isso, vou pintar o armário do meu banheio, que era um bege pérola e hoje está uma coisa horrorosa, cor de camelo que atravessou o deserto e volto!

    beijos

  26. Vero eu aprendi com blog e tudo, até o que a gente acha super básico, precisa ser explicado porque tem sempre alguém que não tem idéia de onde começar e um PAp sempre ajuda muito. Ficou super alegre e lindo.
    beijocas

  27. oi verooo – fofa – eu adorei também – esta cor ficou linda com os tons lilás, rosa- e realmente quem mora longe – netas cidades de "meu Deus" – não tem muita opção- é isto aí amiga- o blog é para repartir o que se sabe, e aprender o que não se sabe , cada um tem um universo dentro de si e ás vezes nem sabe – e eu também fico tão feliz quando alguém me escreve que se entusiasmou com o meu post e fez igual- foi para isto que abri um blog –
    bjs

  28. Você nem precisa assinar suas peças, Vero… Esse seu alto astral está gravado em cada uma delas: é sua marca registrada!

    Beijo!

  29. Ai que chique eu, sendo citada aqui! Que liiindo!
    O seu móvel ficou um charme, esse amarelo ovo é demais!

    Beijocas

  30. Adorei o PAP, Vero!
    Obrigada por partilhar conosco.

    Bjks

  31. Amigaaaaaaa, já tô boa e vim correndo lhe visitar, já estou participando do sorteio tbm, quero muito ganhar!!!!rsrsr
    Amei esse pap, ficou lindo esse criado mudo, vc arrasa, já disse isso pra vc várias vezes né, mas vou repetir mais uma vez, vc arrasaaaaaaa amiga, não canso de dizer!rs
    bjs….

  32. Lindo o Criado Mudo ( eu diria… que ele nem precisa falar…. de tão lindo que é)
    Piadinha…. acho engraçado esse nome… em Portugal dizemos mesa de cabeceira!!!
    Mas não interessa o nome dele, porque ele é lindo com qualquer nome!!!

  33. OI, amiga lindaaaaaaaaaaa!!!

    Cerô, suas artes são lindas e com a sua carinha, viu? Todas elas trazem sua alegria !!! Adoreiiiiiii este criado-mudo!!! Ficou alegre, jovial e cheio de vidaaaaaa!!!
    Vc é uma artista talentosíssima e ainda por cima uma pesso cheia de luz e brilho próprio!!! Te adoro, sabes disso, né?
    Obrigada por compartilhar conosco este PAP ! Tudo de bom!
    Beijoooooooooosssssss
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

  34. Vc quer dizer "pras Manuelas da vida que vão morrer sem saber desenhar decentemente!"
    Sim isso é uma frustração pra mim!
    POsso te contar um segredinho (pode espalhar que nao ligo):
    Procura uma imagem linda na net, um risco legal, dai coloca na tela do pc do tamanho que quer que ele fique, coloca uma folha de papel por cima da tela, copia o risco, dai passa o risco com carbono pra madeira e pinta com o pincel 00.
    Só assim pra eu conseguir desenhar! As vezes nem assim, rsrsrsrs
    pra riscos e coisas que não pedem sombras, degrades e outras coisas mais dificeis de fazer na pintura essa tecnica da certo.
    O seu pap ficou otimo!
    Manda a fatura la pra Lukscolor que tu ta fazendo uma baita propaganda deles!
    Bjs

  35. Vero,

    Deixa eu ver se eu entendi:

    você fez um PAP para ensinar a pintar aqueles móveis horrendos amarelo super brilho?
    Que dizer que agora não preciso mais ler o Kama Sutra para ter idéias de como fazer meu marido concordar em trocar a cômoda (em ótimo estado) mas que não combina em nada com o meu novo eu?

    Quer dizer que posso cancelar minhas sessões de terapia e aceitação da realidade e no lugar comprar lixa, tintas e rolinhos?

    Quer dizer que agora poderei entrar no meu quarto olhando para o outro lado, não só para o lado da cama?

    Não tenho nem palavras!

    Brigadu!

    Beijos

  36. Olá Verô!Muito lindo o seu trabalho.É a primeira vez que visito seu blog e fiquei encantada,parabéns!
    Já te sigo e te linkei tbm ok?
    Depois visite meu Cafofo.
    cafofocolorido.blogspot.com
    Bju.

  37. Que graçaaa de criado mudo, Veronica!!!
    Mto fofoooo!!! Adorei!

    Bjinhossssss

  38. Ficou lindo!!!
    Também amo reciclar…é tudo de bom!!!Parabéns!!!
    Um grande abraço!!!

  39. Que tom lindo de amarelo!!! nooossa!!
    Eu adoro pintar… mas os desenhos… passo! srsrsrs
    A combinação de cores ficou linda! Eu adorei!
    Quando eu fizer o meu estúdio quero algo assim… cores alegres, vivas, coisas recicladas, feitas por mim!!
    Adorei o PAP!

    E que bom que curtiu a dica das fotos. São elas que vendem o nosso produto, né? Acho super importante e me dá dó quando vejo um produto legal mal fotografado. pra mim perde logo o valor e as vezes o interesse!

    Bjks enormes,

    Beta

  40. Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso, Verónica!!

    Adorei o teu blogue, tanta dica boa!
    Beijinhos!

  41. Verônica, você faz até aprecer fácil! Se tem uma coisa que eu preciso tomar coragem é pra tintar móveis, morro de medo! Por isso mesmo fico cada vez mais encantada com suas artes!
    Beijos

  42. Oi querida verô!Nossa!!!!Ficou liiiindo!!!!!Como tudo que você faz.Parabèns. Você tem mãos abençõadas!!!!
    bjossssssssssssssssss

  43. Oi Vero,
    Seu craido mudo ficou so cute!
    Adorei.
    Bjkas e uma ótima quarta-feira para vc.

  44. Arrasou!!
    Em tudo!
    Nas cores, na delicadeza em ensinar…

    Continua cada vez mais sua fã!

  45. Vc é mto generosa ao ensinar o PAP do seu trabalho.

    Adorei!

    Bjs♥

  46. Vero, essa é realmente uma peça espetacular!!!! Amei esse trabalho e fico super agradecida por você compartilhar com a gente essa transformação incrível! Vou ver se tomo coragem e pinto meu banquinho sem graça de vermelho bem forte!!! Você me inspira!!!! Beijos, lindona!!!!

  47. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiii! Ficou muito lindo infelismente ainda não cheguei no niv´le um de ter paciência para lixar … o parte chata né ???? Mas nossa parabéns pela habilidade , bom gosto , e talento de sobra ( passou nessa fila uma s dez vezes né?) BJO

  48. Oi Veronica,
    Querida obrigada pela visita.O pap do criado mudo ficou ótimo, mas acho que não dou conta de fazer, eu até tenho uns criados aqui em casa pedindo uma pintura liiiinda como essa, talvez eu me arrisque, huuummm… será???? Não sei nada de pintura,nem desenhar eu sei, não sou artista como vc! Quero te dizer uma coisa, não sei se é só no meu PC, mas aquele ícone no seu blog o "escreva pra mim", fica por cima dos post que vc faz, estou te dizendo pq já me sinto tão sua amiga, que acho que posso dar pitaco no seu lindo blog, e esse tipo de pitaco é com o maior carinho e a intenção de ajudar, pois nosso blog é muito importante pra nós,né? Se for só no meu PC, então me desculpe e deixe prá la. Acho que já falei demais.
    Beijos
    Lola BH

  49. Super a tua cara o criado-mudo, Verô!! Liiiindo!!!!!
    Bjus, Lu

  50. A primeira vez que vi esse criado mudo achei lindo demais. Pensei até que fosse mais antiguinho, nem parece que é um móvel mais novo que tinha pintura marfim.Eu estou com uma cômoda querendo fazer isso, mas como sei que da um trabalhão estou enrolando.

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

close
Facebook IconYouTube IconTwitter IconPinterestPinterestPinterestPinterest