mar 302011
 

Pessoas queridas, vocês já estão cansadas de saber que eu AMO mudar tudo de lugar, e que eu tenho bicho carpinteiro, né? rs

Na semana passada, estava eu pensando o que fazer no meu quarto, pois enjoei de tudo: de lilás ( ohhhhhhh ), de teretetê, e de tudo que tinha pendurado nas paredes…

Fui fazer uma vistoria na oficina pra ver se tinha alguma idéia mará e BINGO !!! Achei uns diplomas que meu pai largou aqui me deu e eu encostei, por algum tempo.

Acontece que minhas idéias chegam assim de sopetão, e eu já vejo tudo pronto, e fico ensandecida enquanto não termino, mesmo antes de começar. Isso acontece com vocês também?

Aí me lembrei de umas gravuras que a querida Larissa Lieders, do blog Fui morar numa casinha… imprimiu, e que são disponibilizadas gratuitamente no site Feed Your Soul ( Alimente sua Alma ), que você acessa clicando aqui.

Escolhi as gravuras e comecei minha reciclagem!!!

Molduras Recicladas

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasMostro o DEPOIS primeiro, ou seja, os quadros prontos e já pendurados em meu quarto, para que vocês se animem a fazer estas mudanças com seus objetos também!!!

Dá trabalho? Sim!

Porém, quando observamos o resultado de cada transformação, o orgulho e satisfação que sentimos vale cada horinha gasta.

P.S. olha os corações que ganhei da Re ali, gente!!! Esta é uma surpresa que mostrarei outro dia !!!

PASSO A PASSO

RESTAURAÇÃO DE MOLDURAS ANTIGAS

Passo 1 – Desmontando o quadro antigo

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasNão mostrei a frente do quadro pois havia alguns diplomas de papis, e ACHO que ele ficaria meio bravo ao ver seu nome e suas qualidades diplomísticas aqui no blog.

Para desmontar a peça, usei um estilete para remover a fita gomada, esta que você vê ao redor de todo o quadro.

Depois de retirada a fita, usei alicate para retirar os preguinhos, que são usados para segurar o papelão, a gravura e o vidro.

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasAqui, todos os elementos que compunham o quadro: papelão, vidro e moldura.

Somente a gravura foi retirada, e não foi usada novamente.

Passo 2  – Lixando as Molduras

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasGente, vamos parar de preguiça, e lixar as coisas?

Será que eu sou mesmo a única maluca pessoa que gosta de lixar?

Aqui, não tive muito trabalho.

Usei a lixa 60 para madeira, e com ela retirei todo o verniz , deixando a moldura porosa para a aplicação de novas camadas de tinta.

Passo 3  – Fazendo o fundo da pintura  – Aplicação de tinta branca

como transformar molduras antigasPara que possamos colorir a moldura, é sempre necessária a aplicação de uma ou duas demãos de tinta branca.

Este é o fundo para sua pintura.

Uso sempre tinta latex PVA, de preferência lukscolor.

Passo 4  – Colorindo as Molduras

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasFiquei tão ansiosa que esqueci de fotografar a pintura das molduras… rs

Escolhi cores fortes, que eu amo, e sempre pensando nas gravuras que imprimi, para que houvesse harmonia.

Para cada cor escolhida, apliquei 3 demãos de tinta, o que deixou a pintura perfeita e uniforme. Como as molduras são finas e uma cheia de relevos, usei pincel .

Todas as tintas usadas são tinta acrílica para artesanato.

Depois de tudo bem seco, dispus as molduras e gravuras, vendo o que combinava mais.

Passo 5  – Montando os quadros

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasComo nada é perfeito, o que geralmente acontece em reciclagens é que temos que fazer algumas adaptações.

Aqui, as gravuras são menores que o espaço das molduras.

Peguei então cartolina branca e cortei-a na medida do fundo de cada quadro. Pensei em trabalhar com papel duplex, que é mais firme e  brilhante, mas queria algo mais rápido.

Cortei a cartolina com tesoura, centralizei as gravuras e colei-as nas cartolinas com durex dupla face.

Passo 6  – Fechando os quadros

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasPara fechar os quadros, usei um martelo pequeno e preguinhos.

Usa-se o martelo deitado, batendo no prego para que ele entre na moldura, segurando o papelão, a cartolina, a gravura e o vidro.

Todas estas ferramentas são vendidas em depósitos e casas de materiais de cosntrução.

Quadros restaurados, molduras recicladas, tudo lindo e novinho !!!

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras Antigas

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras Antigas

Vamos Reciclar? Como Restaurar Molduras AntigasQuem diz que estas molduras têm mais de 20 anos?

Esta parede ainda não está finalizada. Em breve a mostrarei com outras novidades !!!

Vocês não imaginam o prazer que dá olhar para este lugar e vê-lo tão colorido e cheio de vida!!! O melhor é saber que fui eu que fiz !!!

Um dia eu tive medo e achei que nunca conseguiria fazer algo bonito, mas em outro dia eu acreditei, e arrisquei.

Sempre é um desafio, mas agora olho para ele não como se fosse um problema, e sim uma solução.

Como é bom poder reciclar e fazer coisas sem ter que pedir tudo para os outros.

Como sempre digo, YES WE CAN !!!

Vamos reciclar ???

Desejo a vocês um dia mará, com muita energia, luz e VERDADE !!!

Beijossssssssssssssssssssssssss

Vero:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
The following two tabs change content below.
Tenho um atelier em Perdizes, um lindo bairro de São Paulo. Trabalho com mosaicos, pintura em vasos e telas, pintura e customização de móveis e objetos de decoração. Adoro reutilizar objetos que iriam para o lixo, transformando-os em peças decorativas! Ministro cursos! Meu blog é uma extensão de meu trabalho. Amo mostrar aqui tudo que faço, assim como as artes de meus alunos! Adoro fazer passo a passo e tentar ensinar um pouco do que aprendi para quem mora longe. Sejam bem-vindos! Sintam-se em casa! Para falar comigo, escrevam para alemdaruaatelier@gmail.com

  54 Responses to “Como Restaurar Molduras Antigas – Com Passo a Passo”

  1. Legal…bora fazer com uma pá de molduras aqui…aé… eu também gosto de lixar kkk

  2. Simplesmente, amei!
    Beijos!

  3. estes quadros estavam precisando de uma repaginada

  4. Meu anjo… quanta coisa linda! Estamos resformando aqui em casa e seu blog traz idéias maravilhosas e econômicas para a gente dar um “up” ! Obrigada, obrigada mesmo! Boa sorte sempre e todo o nosso carinho. Continue, por favor, ampliando seu blog!

  5. Vera adoooorei…só que eu estou pesquisando molduras para um espelho que tenho aqui em casa de 1,65×0,66 queria saber se dá para pintar ou fazer uma pátina sem tirar o espelho, pois tenho medo de quebrá-lo já que é muito pesado.

  6. Querida, fazia dias que eu queria ver esse teu post e não tinha conseguido ver com calma! Supeeeeer – acho o máximo a forma como demonstras os passos, dando a chance de cada pessoa aprender contigo! Ah – e sou como tu – boto a ideia na cabeça e quero ver pronta – o problema é que aí não consigo achar tempo e fica ali o material dias, semanas e eu me remoendo pra fazer!!! E tb fico trocando tudo de lugar a toda hora – aliás, inclusive no blog – hehehe, tá toda hora com outra arrumação! Abs e bom findi.

  7. Ainda bem que só vi este poste hoje, depois de ter passado o dia todo na rua comprando molduras (não tinha nada) baratinhas (R$1,60). Já lixei e agora aqui no trabalho mesmo passei a primeira demão de tinta. KKKK Imagine eu com todas essas ideias e cores que vc postou querendo comprar a rua toda??!!!!
    Seu blog é lindooo!!!!

  8. Olá Vero!
    Ficou linda suas molduras amiga,eu também sou assim,adoro mudar as coisas de lugar..rs E sou ansiosa quero ver tudo pronto logo!Amei seu trabalho,as cores ficaram belíssimas!Parabéns!
    Sou eu tá?..Kkkkk

    Beijoss e fique com Deus!

    Simone Souza

  9. Oi Vê, tu não tem preguiça mesmo né?, sempre trabalhando muito, criando e fazendo a gente feliz por ver tanta boa vontade , você é um belo exemplo para a gente seguir, me inspira cada vez que chego aqui, tenho vontade de tentar fazer.
    Abraços.

  10. Oi, Vero.
    Tudo bem?

    Guria, te confesso que ser mãe não é facil.. É prazeroso, isso é, em compensação é cansativo demais!!!!!!! Quando estou na casa da minha mãe, até é um pouco melhor. Mas, aqui sozinha em Crici, é bem pesado.. Eu não existo aqui. Só ela. eheheheheheheheh Eu sei que é uma fase.. Logo fica pior, como dizem. ehehehehehehehe

    Adoro seus recadinhos. Sempre muito carinhosos.

    Beijinhosss

  11. Confesso que sou preguiçosa para fazer certas coisas e pelo adiantado das “descobertas”, acho que deveria existir um produto que substituísse as lixas :D Lembrei que tenho guardado 15 quadrinhos pequenos retangulares que “antigamente” (palavra horrível) ficavam em outra casa e emolduravam rótulos de cerveja – Na verdade, a coleção de rótulos é até bonita, mas as molduras mereceriam um “up” – mas lixar 15 quadrinhos? Quero não! ;)
    Verônica, admiro a sua disposição e criatividade. Estou como aquelas pessoas que sentam em frente da tv para ver o outro malhar, saca? Vou ver se animo!! Depois quero ver a parede finalizada!
    Beijus,

  12. Aaaaaaa… muito lindas. Amei !

    Tenho que lixar e pintar 2 portais e 1 porta. Mas a parte de lixar tá me desanimando. Vem passar o FDS aqui e lixa pra mim ? kkkkkk

    Bjo

  13. Amiga, tem selinho pra vc lá no blog!

    Bjos,

  14. Esse colorido é mesmo a sua cra, Vero!
    Muito melhor que aquele negro sóbrio e pesado nas molduras!
    Amei essa gravuras, lindas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijoquinhas e bom dia , produza muitas lindezas hoje!

  15. Oi Vero,

    Adorei o PAP…encontrei uns porta-retratos aqui em casa e fiquei olhando para eles e imaginando todos pintados e com umas gravuras, dá para aproveitar na decoração…guardei todos..haha

    Beijos

  16. Pronto Verônica! Va lá em casa que eu já postei os quadros que eram dos diplomas do marido. Bjbjbj

  17. Q máximo…..adorei…..aliás adoro seu trabalho, sua espontaneidade…..
    Obrigada por sempre compartilhar com tanto carinho…..
    “Um dia eu tive medo e achei que nunca conseguiria fazer algo bonito, mas em outro dia eu acreditei, e arrisquei.”
    Tb gosto de arriscar….
    bjks

  18. Vero entendo absolutamente tudo que vc falou nesse post, o bicho carpinteiro, enjoar de tudo e mudar tudo sempre, a lâmpada que acende e plim, tem que fazer aquilo na hora, o prazer de olhar depois e pensar ” fui eu que fiz”. Acho uma delícia e vamos reciclar sim, sempre, os quadrinhos ficaram uma graça, bjsssssssssssssssss.

  19. Ficaram novas e lindas, parabéns.
    Bjs!
    Lu

    achadosdaliedaqui.blogspot.com

  20. Oi Vero !!!!
    Amei miga!!!!!!
    Adorei a ideia ficou muito lindo!!!!
    Mas o maior barato é que dá para ver você no vidro das molduras tirando as fotos!!!!!kkkkkkkkkk
    Ficou mais original ainda!!!!!
    E muito mais cute!!!!

    beijos doces

  21. Eu também gosto de reaproveitar os objetos.Os quadros ficaram ótimos! Engraçado que essa semana eu estava com vontade de fazer uma arte também no meu quarto e me lembrei desse site,que eu vi em um blog(que agora me lembrei que é o da Larissa Lieders),mas na hora não estava lembrada da onde era e na época que vi o site esqueci de salvar o link. Transmissão de pensamento! Eu estou reaproveitando uma gaveta,hoje saí e comprei uma folha de scrapbook vermelha xadrez para forrar o fundo e vou pintá-la de branco,ela ficará na parede do meu quarto,pena que estou sem câmera! Beijos.

  22. Vero escreveu:

    “Como é bom poder reciclar e fazer coisas sem ter que pedir tudo para os outros.

    Como sempre digo, YES WE CAN !!!

    Vamos reciclar ???”

    Concordo plenamente!

    Enquanto muita gente por aí usa suas mãos para praticar o mal como: maltratar animais, velhos e crianças, nós aqui colocamos a mão na massa, para fazermos coisas bonitas.
    No início dá um frio na barriga, e a pergunta que não quer se calar, do tipo – Será que vou conseguir? – vem sempre à tona.
    Mas depois que fazemos a primeira peça, não paramos mais!

    Fico triste ao saber que há pessoas ignorantes quanto ao movimento de reciclagem, que impera no mundo. Encaram isso como algo feio, quando na verdade é prazeroso e útil a nós e ao planeta.
    Me sinto orgulhosa por fazer parte de uma grande família de pessoas talentosas e corajosas. Sou novatíssima, sei disso, mas estou muito feliz, pode crer!

    Aproveito e parabenizo a já falecida Dra. Nise da Silveira, esteja onde estiver, pela sua iniciativa em estabelecer a prática do Artesanato na saúde mental, no Brasil.
    Tive a oportunidade de visitar um hospital psquiátrico em minha cidade, e comprovei como os internos têm capacidade de produzir obras lindíssimas por meio da reciclagem.

    YES, WE CAN!!! – é sempre válido.

    Bjksss

  23. Ficaram lindas, Verônica. Não gosto de lixar. pela poeira. Dia que tem lixa d´água. Usa-se molhada?

  24. Amada!!!
    As molduras ficarm lindas demais. Quero ver tudo o que vc está fzendo no seu quarto, tá.
    Eu também estou reciclando rsss. Tenho feito muitas coisinhas fofas :)
    As minhas últimas invenções foram um quadrinho de coração com tampinhas de garrafa pet , e um quadrinho com mandala de pregadores e rosa de latinha- ainda não postei terminado, mas tô apaixonada pelo meu trabalho:)
    Beijos

  25. Oiii, Vero..
    Tudo bem?

    Como sempre, és uma inspiração pra nós.. Adoreiii tudo.

    Beijinhisss

  26. Oi, Verô! Nossa, que lindas ficaram as molduras!!! A gente não pode jogar nada fora, né??? É só acreditar que podemos melhorar o que já está cansadinho de se ver!!!

    bjinhos

  27. Super aula!! Ficou muito legal!! E vc explicando assim, parece tããão facinho!! beijo!!

  28. Ficou lindo demais!!!
    bjos

  29. Ficou ótimo!
    Posso não ser como vc que GOSTA de lixar, mas todo trabalho que faço que envolve madeira e tinta, sei que lixar faz toda a diferença, então não tenho preguiça e lixo mesmo.
    Bjs♥

  30. Adorei as molduras recicladas e as imagens que vc escolheu.

    Bjão

  31. Adorei, claro! Como tudo que vc faz!!!!
    Adorei a dica das gravuras!

    Quero ver como fico, mudou só isso, mudou mais coisa?????

    Bjs

  32. Oi Verooo! Tenho uma moldura para reciclar lá em casa! Afora vc me deixou empolgada! Vou tentar vencer a preguiça! Beijo beijo

  33. Nossa adorei…
    e vendo o que vc escreveu deu até mais animo.P/ mim não ter medo de arriscar e tentar fazer algo.

  34. Oi amigaaaaaaaa, amei o pap, vou ver se encontro algumas antigas lá na casa da vovó, estou precisando fazer uns quadrinhos para alegrar a minha casa!rsrs
    bjs te adoro muitão! ;)

  35. Mas vc é chiquetérrima hein amiga
    Que lindos ficaram
    Eu adoro reciclar tudo que vejo pela frente tb
    Deu uma vida nova as molduras com mais de 20 anos…ninguém diz…parece que acabaram de ser feitas…novinhas
    Ficou lindo Vero parabéns!!!!

  36. Vero!
    O máximo esse seu PAP, viu?
    Adorei!

    Bjim

  37. Nossa, Vero! INCRIVEL, como vc transforma as coisas … fico babando … que perfeito! Se tivesse mais perto de vc , com certeza, faria um curso com vc, ou melhor, vários cursos!
    PARABÉNS!!!
    Bjs!

  38. OI Verooo,as molduras ficaram ótimas e achei que super combinaram com vc….BEM ALEGRES !!!!
    mas,me diz uma coisa: o seu papy já tá sabendo disso?kkkkkk
    bjokas amigaaaaaaa

  39. Parabéns pelo seu blog. Já sou sua seguidora. Também pertenço a Blogueiras Unidas e gostaria que retribuisse no meu blog a sua participação.
    http://confiarte.blogspot.com (este é o meu blog, decorvidro foi removido. Por favor faça a alteração).
    Leve o selo de ConfiArte para o seu blog.

    Com amizade de Portugal
    Luísa Neto

  40. Amo mudar tudo também amiga, nos dá a sensação de renovo não é mesmo? Hum já tive tantas idéias por aqui……..
    Que seu dia seja maravilhoso,de muita paz e alegria.
    Obrigada pelo carinho.
    Valéria

  41. Ei, Vero!
    Ficaram lindas! Mas eu realmente, se pudesse, pularia a etapa lixar… rsrs
    O bom é que sabemos que depois da lixa vem a parte melhor, a pintura para um resultado bem legal, assim como o seu.
    Beijinhos, florzinha

  42. Olha Vê, eu também tenho o hábito de visualizar o final, antes mesmo de começar! E sim, eu também fico com o bicho carpinteiro me atazanando a vida, enquanto não vejo o final… apesar de que, certos projetos, se perdem às vezes no meio do caminho!
    Ficaram uma graça as novas velhas molduras, com essas ilustras!

  43. Suas molduras ficaram ótimas. Também já reciclei muitas molduras, gosto de dar nova cara a elas. Depois de um tempo enjoo da gravura ou da foto e faço tudo de novo. É muito divertido. Seu trabalho, como sempre, muito bom. Bjs.

  44. Maravilhos ficaram os seus quadrinhos e ri à beça pq eu já fiz isso com os diplomas do meu falecido marido. Vc é como eu! Basta olhar e a idéia brota e ninguém mais nos segura. Eu só não pintei as molduras. Muita ansiedade, pq qdo pinta a tal ídéia eu fico insana. E olhe aí vc me deu uma idéia para que vc veja os meus. Vou fazer um post para contar essa história. Viu como já brotou um post? Obrigada, menina linda! Bjbjbjbj!

  45. QUE LINDOS, NEM SEI DIZER QUAL FICOU MELHOR, TODOS ENCANTADORES, O QUE UMA TINTA NÃO FAZ? E AS FIGURAS SÃO MUITO CRIATIVAS. BEIJOCAS E UMA LINDA QUARTA FEIRA….

  46. Oi Vero,
    Gostei da ideia de reciclar molduras, pois desmanchei a casa de minha mãe que faleceu no ano passado, e tem uns quadros que para reaproveitar vai ser preciso rciclar as molduras.
    Bjkas e uma ótima 4ª-feira para vc.

    http://www.gosto-disto.com

  47. Verônica….eu tenho aqui guardados desdes mesmo modelos…usei num book que fiz há uns 10 anos,…depois guardei e sempre fico pensando no que fazer.
    Mas como vc disse, que temos mesmo é que lixar para o trabalho ficar bonito.
    Quando tiver mais tempinho vou tentar mexer neles.
    obrigado pela dica.
    bjim.

  48. Verô, linda!

    Vc é maravilhosa mesmo, amei seu comentário…
    Sabe com quem eu falei esses dias aq em SSA? Com a Lú Klein, falamos horrores em vc, só elogios, claro! Comentamos como vc é uma pessoa tão maravilhosa e o tanto que te admiramos. Tou tentando ajudá-la a encontrar sua nova morada e vendo o que posso fazer para ambientá-la por aqui, pois num é fácil, são muitos “choques culturais”, vou fazer o possível e o impossível para tornar essa nova vida mais agradável.
    Oh, amiga, como seria maravilhoso se morássemos perto, imagina eu, vc e a Lú? Affff! Num ía dar certo naum! Iríamos praticamente morar no local de trabalho, de tanto que iríamos criar e recriar.
    Meu marido é paulista, a familia dele mora em Osasco, qdo for por ai com a maior certeza do mundo irei te visitar, sou louca pra te dar um abraço bem grandeeeeeeeeeeeeeeeeee!

    Sim, eu te adoro muito mais, viu?

    Um bjo grandão no seu coração!

    Lú.

  49. ai que legal, adorei!!!

  50. Adorei!! Como sempre mto criativa!!!
    Bjuss
    Veruska

  51. Ficaram lindas as molduras Lora, e combinou perfeitamente com as gravuras que escolheu! Adoro suas reciclagens! No finde quero pendurar meu divino lindo! beijo querida

  52. Bom dia Verô… você põe beleza em tudo… eu amo as suas criações… não é só restauração… tem algo a mais… amor em cada detalhe…
    Pode ter certeza… ficou MARÁ… as cores mostram nosso humor… e você tem Bom Humor de sobra….
    Tenha um bom dia…
    Beijos!!!

  53. Você como sempre se superando. Adoro as gravuras desse site e seus quadros com elas ficaram realmente MARA. Vi que está rolando um sorteio e vou lá me inscrever tá?! Bjooooo e um abraço super, mega power apertado,

    Alê.

    Sim, nós podemos!!!

  54. oi Vero

    Ficaram fofos demais!!!
    Adoro ver todo essa enrgia que vc passa!!!

    grande bjooo

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

close
Facebook IconYouTube IconTwitter IconPinterestPinterestPinterestPinterestPinterest