dez 052011
 

Pessoas queridas, preparei mais um passo a passo para vocês!!!

Fiz este espelho de janela de demolição há algum tempo, e registrei todas as etapas, já pensando no pap desta transformação.

O post é longo e bem detalhado.

Espero que lhes ajude!

Espelho de janela de demolição

Janela de Demolição

Janela de Demolição

 

Janela de demolição

Antes

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Esta janela estava muito detonada.

Só tendo muita coragem e visão de futuro para botar a mão na massa e começar!!!

 

Passo 1 -Remoção dos vidros

Algumas janelas são encontradas sem vidros, em outras faltam alguns, e muitas preservam todos eles.

Como geralmente são peças antigas, a remoção dos vidros não é fácil, porque a massa que os protege está dura e seca.

Nesta janela, tive que quebrar todos os vidros.

Adoro esta parte!!!

Coloco luvas, pego o martelo e saio quebrando tudo!

Mas a dica é que você tente reutilizar os vidros, se conseguir removê-los sem danificá-los.

Eles podem ser utilizados na própria janela, se ela for virar um porta-retrato, por exemplo.

 

Passo 2  – Limpeza da janela

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

A janela sempre fica com restos de massa, assim como  pregos que foram utilizados para prender os vidros antigos.

Tudo isto deve ser removido, para que qualquer trabalho seja feito.

Esta é a parte mais trabalhosa de todo o processo, pois, na maioria das janelas, a massa é muito antiga e difícil de ser retirada.

Para retirar os pregos, use alicate.

Para retirar a massa, utilize uma chave de fenda e também o formão, que é esta ferramenta que está ao lado do martelo, na imagem acima.

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Posicione o formão de modo que ele possa entrar por baixo da massa grudada e removê-la.

Para um trabalho mais preciso, martele o formão, enquanto a massa vai sendo retirada.

Quando terminar , cheque se todos os pregos e toda a massa foram removidos.

Não se desanime, não desista.

Se cansar, pare e recomece no outro dia.

Yes we can!!!

 

Passo 3 – Remoção da tinta da janela

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Para remover a tinta, use um removedor de tintas.

Gosto muito do removedor da marca Anjo, assim como o da Lukscolor.

Todos são removedores em gel, e devem ser aplicados com uma trincha, que é um pincel largo.

Nesta etapa, use máscara, pois o cheiro do removedor é forte.

Faça esta parte sempre em área externa, impedindo que o cheiro te prejudique.

Use também as luvas, porque o removedor queima e pele.

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Para a remoção da tinta antiga, aplique o removedor em gel, com a trincha, em uma área da janela.

Não aplique em toda a janela. Divida esta tarefa em etapas.

Espere o removedor agir, o que leva aproximadamente 15 minutos.

Na imagem acima, notem como o removedor reage, fazendo a tinta estufar e formar bolhas.

Para retirar a tinta estufada, use uma espátula firme, de metal, raspando a tinta.

Pode ser necessário o uso de alguma força, porque estas tintas antigas ficam completamente impregnadas na peça.

Observem que havia mais uma camada de tinta além desta primeira.

 

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Depois da remoção da primeira camada de tinta, a janela ficou assim.

 

Passo 4 – Remoção total da tinta da janela

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Aplique mais uma camada de removedor de tinta em gel, e raspe, raspe, raspe.

Esta parte é muito cansativa, porque, em algumas áreas, é necessário que ainda mais removedor seja aplicado.

Eu demorei uns 3 dias pra terminar de remover toda a tinta, porque os braços não aguentavam.

Depois que removi TODA a tinta, lixei a madeira com lixa 60 para madeira, para que ela ficasse perfeita.

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Como reciclar janela de demolição, com passo a passoA madeira ficou assim.

Se a peça que você fizer tiver imperfeições e você quiser corrigi-las , use massa corrida ou massa para madeira para arrumá-las.

Espere secar bem e depois siga para o próximo passo.

 

Passo 5  – Escurecendo a madeira

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Minha cliente pediu que eu escurecesse muito pouco a madeira, e que deixasse alguns pontos um pouco mais claros.

Utilizei o betume da judéia, que é perfeito para este trabalho.

O betume da judéia é um verniz que, além de escurecer, protege a madeira.

Para escurecer a madeira, utilize uma estopa, e sempre use luvas, porque isso faz muita sujeira e gruda na pele.

Se você se sujar, limpe a área com estopa e água raz.

O betume da judéia não precisa ser diluído e rende muito.

Para áreas mais escuras, aplique mais betume. Para áreas mais claras, aplique menos.

Se quiser escurecer mais, aplique duas demãos de betume.

Este produto seca super rápido, é ótimo.

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

E, finalmente, a janela ficou assim.

Notem que, com aplicação de betume, as propriedades da madeira foram mantidas.

 

Passo 6 – Colocação dos espelhos

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Meça cada quadrado da janela, pois eles podem não ter as medidas iguais, e compre os espelhos, que devem ter de 3 a 4 mm de espessura, em uma vidraçaria.

Aqui em São Paulo, compro meus espelhos na Divinal Vidros.

O preço é ótimo e eles são excelentes profissionais.

 

Como reciclar janela de demolição, com passo a passo

Os espelhos foram encaixados nos quadrados e utilizei cartolina para o acabamento.

A cartolina foi colocada depois dos espelhos, justamente para protegê-los.

O correto é usar duratex, que é mais firme e protege mais os espelhos, mas a espessura dos quadrados era pequena, e as folhas de duratex não encaixaram ali.

Finalmente, depois de encaixadas as cartolinas, utilizei pregos bem pequenos e sem cabeça para fixar os espelhos e a cartolina.

Esqueci de tirar foto desta etapa, tamanha minha ansiedade em ver tudo pronto.

Para fixar a janela na parede, coloquei 2 alhetas, uma em cada extremidade, presas com parafusos.

E a janela de demolição ficou assim:

Espelho de janela de demolição

Espelho de janela de demolição

Espelho de janela de demolição

Amamos o resultado!!!

Estas técnicas que ensinei servem para transformação de qualquer tipo de móvel, até aqueles bem chinfrins.

O mais interessante é que esta janela pode ser colocada em qualquer tipo de ambiente, pois combina com tudo.

Nem dá para acreditar que aquela velharia virou uma peça de decoração tão bela!

Espero que vocês gostem do passo a passo e que se inspirem em suas reciclagens e transformações!

Faço janelas de demolição sob encomenda!

Para ver mais janelas de demolição transformadas por mim, clique aqui.

As janelas podem virar espelhos, porta retratos, porta recados, entre outros, e podem ser usadas vazadas, servindo de moldura para objetos queridos.

São muitas opções  e inspirações!!!

 

Agradeço a vocês por todo carinho, e lhes desejo uma semana abençoada!!!

Beijosssssssssssssss

Vero :)

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
The following two tabs change content below.
Tenho um atelier em Perdizes, um lindo bairro de São Paulo. Trabalho com mosaicos, pintura em vasos e telas, pintura e customização de móveis e objetos de decoração. Adoro reutilizar objetos que iriam para o lixo, transformando-os em peças decorativas! Ministro cursos! Meu blog é uma extensão de meu trabalho. Amo mostrar aqui tudo que faço, assim como as artes de meus alunos! Adoro fazer passo a passo e tentar ensinar um pouco do que aprendi para quem mora longe. Sejam bem-vindos! Sintam-se em casa! Para falar comigo, escrevam para alemdaruaatelier@gmail.com

  50 Responses to “Como reciclar janela de demolição, com passo a passo !!!”

  1. Parabéns é muito linda !!!! Adorei, já estou com uma janela aqui em casa e vou fazer seguindo passo a passo como você ensinou. Eu quero bem escura ou preta,porque minha parede é branca.
    Quando tiver novidade eu quero saber ok
    beijosss

  2. Adorei suas dicas estava precisando tenho janelas e outras peças para reciclar ,amo artesanato, aproveito tudo em madeira vou tirar bastante proveito ,obrigada por compartilhar conosco, tenha um feliz natal bjsss

  3. Adorei o resultado, apesar do trabalho que deu… fiquei com vontade de fazer na minha futura casa uma oficina para artesanatos… só pra inventar todas essas coisas… inspirador!
    Ficou lindo demais!
    Beijos…

  4. OI Verô!
    Minha linda estou aqui pois tomei a liberdade de colar umas fotos de suas lindas janelas e colocarei no meu blog amanhã cedo, e te citei!
    Venha ver…
    Beijos
    Canela

  5. Maravilhoso seu trabalho.Ganhei uma janela de demolição e não sabia o que fazer.obrigada pela dica. Beijos…

  6. Achei teu blog por acaso e fiquei encantado com tudo que você faz! A qualidade é surpreendente, na verdade estava procurando uma foto para meu post no http://www.vaolivre.blogspot.com quando achei teu blog quase esqueço o meu.. kkkkkk quase desisto do meu post hehehhe… mas enfim, surrupiei tua foto.. mas coloquei os devidos créditos! Abraços!!

  7. De tanto ver coisas lindas por aqui, a começar pela foto da família, me animei e me arrisquei a dar um charme nas minhas fotos de viagem. Publiquei no meu blog de viagens: http://www.deturistaaviajante.com/2012/01/fotos-de-viagem-em-janela-de-demolicao.html

  8. Verô, parabéns pelo seu trabalho!
    Adorei o PAP e só fiquei com uma duvida: vc diz que pregou o espelho e a cartolina com prego sem cabeça. Mas como vc prega um espelho? Ele não trinca, quebra, estraçalha? rsrsrs. Me tire essa duvida por favor! Bjs.

  9. Oi querida….que trabalho perfeito!! Amei, obrigada por compartilhar conosco! Beijocas.

  10. Oi Amiga, tudo bem?
    Seu post já está no meu blog.
    Obrigada, Bjos
    Mary
    http://marymoreiram.blogspot.com/2011/12/reconhecimento-6-continuando.html

  11. Oi Verônica!!! Adoro janelas recicladas, especialmente como espelhos mas tem que ter muito carinho e paciência pois dá trabalho!!! Minha cabeceira feita com com um estrado de cama eu até hoje mantenho na cor natural, mas como na votação do blog a opção escolhida foi o branco tenho que colocar as mãos na massa logo!!! E quanto ao encontro com o colega blogueiro em Milão foi realmente o máximo, muito legal conseguir encontrar as pessoas que admiramos no mundo virtual pessoalmente. Um grande abraço!!!
    http://www.arquitrecos.com

  12. Veronica
    Amei sua janela e obrigada por compartilhar conosco seu talento e bom gosto
    Grande Beijo
    Roseli

  13. Vero, adivinha qual foi a primeira coisa que eu vi nessas fotos????? A tela, a “minha” tela. Acho que prendi ela no olho! Tá, eu sei que já faz um tempo que você fez essas fotos, mas diz pra mim que ela continua aí, esperando que eu tenha um lugar para colocá-la.
    Beijos

  14. Poxa, lá perto da minha mãe tá tendo uma obra e há mais de um mês tem uma janela jogada perto do entulho. Será que ela dá uma boa cabeceira?

    Beijos!

  15. Verô eu ando devagar porque já tive pressa ( Nâo eu ando devagar é pra achar uma dessas jogadas por aí ) OOOOMô PAi !!!!
    E tem uma amiga que ainda comenta que tem umas seis , snif snif … mais eu to de olho , lindo pap as fotos ficaram lindas , e o que mais gosto é dos pedaços que conseguimos ver do seu ateliê hahaha fico de olho até no reflexo do espelho , bjimmmmm iluminado cheio de positividade.

  16. Oie Vero!
    Nossa que trabalhão que vc teve, hein?! Mas o trabalho ficou muito bom msm, cm vc disse, nem dá pra acreditar que é a msm peça! E o post está super bem explicadinho, dá pra entender mt bem. Parabéns, e agradeço muito por vc compartilhar. Adoro PAPs e meu objetivos nos blogs é sempre trocarmos idéias e inspirações!
    Bjs

  17. Eita mulher guerreira!!!
    Haja braço!

    O que vale mesmo é o final, ver como ficou e saber que foi vc quem fez!
    Parabéns minha amiga querida!

    beijos :)

  18. Que linda flor!!! E você ensina nos mínimos detalhes…você é uma querida mesmo!!!!
    Apesar de trabalhoso….a beleza do trabalho depois de finalizado, compensa qualquer esforço!

    bjuss e uma linda semana

    Vânia Pinho

  19. Querida amei sua janela espelhada, adoro essa idéia de reaproveitar e reciclar materiais, parabéns pelo seu trabalho.
    bjs

  20. Vero queridona, linda a sua janela!!!!!! Que trabalhão né? Mas vale a pena, o resultado fica “ótemo”
    Bjs e obrigada pela visitinha lá no blog.
    Carla

  21. Oi Verô ! qto tempo amiga ! andava morrendo de saudades de conversar um pouquinho com vc ! Mas não estava tendo tempo … trabalho com informática, sou analista de sistemas e temos sempre esses picos de trabalho … , e ainda ando as voltas com encomendinhas dos meus artesanatos, muitos panos de prato com patchcolagem e crochê, vasinhos com tulipas de tecidos, porta-moedas de feltro e assim vai … Sempre vejo suas atualizações mas corridinho … , mas hoje tirei um tempinho pra te falar … principalmente por essa maravilha que ficou a restauração !!! Aaamo de paixão todos os seus lindos trabalhos !!! seu ateliê é muito mará !!! transmite muita alegria … aconchego !!! não é a toa que vc faz tanto sucesso !!!
    Que Deus te abençõe sempre garota !!! pra vc continuar sempre com esse dom e esse coração maravilhoso !!!
    Te gosto muito … assim de graça ! bom de graça não né ? pois vc põe tudo de bom no que faz e fala !!! impossível não gostar de vc !!!
    Um forte abraço e uma óootima semana de sucesso ,
    Rose Ramos

  22. Olá Verô, você não imagina o quanto me ajudou com esse post. Tenho ficado de olho no seu blog há alguns dias (ele é maravilhoso, parabéns!), principalmente encantada com as reciclagens. Daí que tenho 4 janelas que não vou usar aqui em casa e não queria jogar fora. Agora já sei o que fazer!!!! =) Pensei em fazer umas com pátina e outras com o betume. De qualquer modo, quando conseguir te aviso como ficou.
    Muito obrigada!!!!
    Bjks da Pri

  23. Verô, quanto tempo ! Não fique longe de mim, não! Amo vc e seus azuis e violetas incríveis. Eu fiz uma vidraça, mas ela serve de moldura . Bem que eu queria com espelhos, mas não tenho onde colocá-lo
    Na varanda ela fica com vasinhos de flor! Um abração e um beijão! A sua ficou maravilhosa!

  24. Ohhh loirona linda que faz coisas maravilhosas e ainda nos presenteia com pap…palmas prá vc !!!

    Beijinhos

    Ana

  25. Olha, é incrivel eu tenho duas janelas que foram da casa da minha avó, y pensei em por espelhos, agora mesmo que faço, quando ficar pronto te mostro,…obrigado pela inspiraçao!!!!!

  26. Vero, mais uma ideia que eu amei, e pensar que já vi tanta janela assim jogada nas lixeiras aqui no Rio de Janeiro e eu nem dei bola, mas desde quando conheci seu blog tô reciclando tudo…..Em breve colocarei fotos..É porque ainda tô aprendendo a mexer no computador, também é novidade pra mim rs rs rs,
    e as vezes me enrolo e sai tudo errado , mas eu chego lá…BJKSSSS

  27. ARRASOOOOO, olho seu pap ficou ótimo como sempre e a janela muito linda, parabéns pelo talento e generosidade em mostrar, um abraço apertado.

  28. Fiquei louca por ela. Super linda mas não tenho coragem de começar um serviço tão complicado.

  29. Oi Veronica, tudo bem com voce?

    Realmente essa janela não parece ser a mesma do comecinho, Mais também depois de tanto
    trabalho, explicado muito bem aqui, só poderia ficar assim.

    Parabéns pelo seu empenho e por nos ensinar tudinho, voce é 10.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

  30. Oi Vero !! Menina quanto empenho !!!
    Mas valeu a pena porque ficou super linda !!
    Tenho que reformar duas cadeiras e ainda não decidi a cor…
    Estou cá fazendo outras coisinhas tb para presentear no Natal .
    Vamos ver se posto alguma coisa essa semana…

    Beijoss ….muito feliz em te ver por lá…

  31. Oi, querida Vero,

    Trabalho e PAP impecáveis, a janela ficou muito bacana! Gostei do “Yes, we can”, que também é o meu lema, desde a campanha do Obama, rsrs.

    Beijoca e boa noite!

  32. Lindíssimo!!!
    Tbm fiz uma, ficou uma graça…
    Beeeijos Vero. Boa semana e um Feliz Natal!!

  33. Oi Vero!!!!
    Amo os teus trabalhos, mais as tuas janelas babo por elas, qdo eu encontrar uma janela dessa por aqui vou tentar te imitar, rsrsrs.
    Bjs querida……tenha um fim de tarde tranquilo e uma noite iluminada.

  34. Vero, que lindo trabalho de transformação! Mal dá para acreditar que aquele cacareco de janela (rs) se transformou em um espelho tão bonito e diferente. Gostei das dicas de como remover tinta, escurecer madeira etc., mas confesso que faria como a sua cliente: encomendaria a você! Hehe. Beijinho!

  35. Lindissima ficou a sua janela! Completamente renovada mesmo! Perfeita
    Parabéns pelo pap ficou muito bom
    Beijos
    Adriana

  36. Oi querida Verônica,boa tarde !!
    Com este PAP e resultado final,fiquei c/ uma vontade tremenda de encontrar uma janela dando sopa…rs.
    Ficou linda,perfeita ! Parabéns !
    Uma abençoada semana p/ vc também !
    Trilhões de beijos…sou exagerada mesmo…rs.
    Vania.

  37. Olá Veronica, tudo bem? Gostaria de saber de você se posso publicar a imagem da sua jamela no meu blog.
    Aguardo sua resposta.
    Bjos
    Mary

  38. Tenho umas 6 janelas….se morássemos mais pertinho mandava prócê!!!!
    beijokas

  39. Verô, ta uma mais bonita do que a outra, menina que fofas! Acabei de fazer uma nesse fds.. ta lá esperando função… Adoro janelas…pra gente ver o mundo todo la fora … bjokas

  40. Vê, eu também amei essa janela. Adoro a cor da madeira.
    Beijos

  41. Nossa, que lindo que ficou!!!!!!!!!!
    Parabéns pelo trabalho.

  42. Vero, suas criações transformam em jóias na decoração, ah! se morasse perto de você faria aulas… e meus guardados já estariam fazendo parte de minha decoração que anda “meio/meio”… mas vou aprendendo aqui… ali e vai indo…
    Um lindo dia pra você
    Paz e Luz em teu coração
    Bjcas
    Graça

  43. Oi Vero, bom dia .Alias um otimo dia, sabe eu amei essa janela sabe hoje eu levava meu filho na escola e não é que vi uma coisa parecida com essa janela jogada fora, me deu uma vontade de parar e catar, mas fiquei com vergonha .sabe rsrsrs.mas vendo essa como ficou linda acho que quando for buscar ele à tarde vou dar um jeitinho de pegar.rsrsrs.
    MIL BJOS VC ME INSPIRA MUITO.

  44. Bom dia Verô… fiz desse jeitinho quando transformei a minha… temos que pensar lá na frente…imaginar o trabalho pronto se não desanimamos… é muito difícil retirar a tinta velha…
    Estou com mais algumas esperando coragem… e quando vejo as suas me animo de novo…
    Transformação maravilhosa…
    Excelente dia minha amiga…
    Beijos!!!

  45. Oi Vero,
    Ficou linda! Mas dá um trabalhão!
    Beijos 1000 e uma semana maravilhosa para vc.

    http://www.gosto-disto.com

  46. Linda demais! Tu transforma tudo hein ouro loira! beijo

  47. Aimmmm estou com uma janela aqui velhinha velhinha que ando aos poucos tentando dar um jeito nela, mas precisava mesmo é de vc aquiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!
    Adooorei a ideia dos espelhos acho que vou copiar!!! Hehhee
    Beijo linda e agora vou espiar os videos da Verooooo!! ;)))
    Bjooooo da admiradora nada secreta aqui do sul!

  48. Sabe que venho aqui e é raro não me esquecer do tempo(rsrsrs), impossível olhar um único post, esssa janela em especial ficou m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns pelo talente e esse coração grande em dividir conosco o pap!
    Ótima semana.

  49. Veroooo, estou boba, vc coloca até os espelhos!!!!!
    amei eu pap, perfeito, não deixou dúvidas, super bem explicado.
    Parabéns!!!

    bjuuu amiga

  50. QUE LINDA!!DÁ UM TRABALHÃO, MAS VALE A PENA NÉ??SAUDADES!!BJS E FIQUE COM DEUS!!

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

close
Facebook IconYouTube IconTwitter IconPinterestPinterestPinterestPinterestPinterest